terça-feira, 26 de outubro de 2010

O Brasil na ótica dos presidenciáveis

Apartir de Hoje estarei postando algumas propostas dos candidatos a Presidente da República.

Informando aos blogueiros, como será o brasil proposto pelos candidatos Dilma e Serra


1) Pré-sal


A descoberta desta reserva de petróleo, estimado em mais de 50 bilhões de barris, abre perpectivas promissoras para o Brasil. O pré-sal pode promover o país em campeão de reserva de petróleo. Porém o maior empasse esta na forma de exploração do pré-sal. Há mais de 10 anos, a forma de exploração é o regime de concessão, onde o governo licita uma área, a empresa vencedora da licitação, empresa privada ou estatal, explora e cobra royltes pela produção do petróleo, sendo um dos regimes mais usado entre outros países. Existe também o modelo de partilha, onde a participação do governo federal é maior, porém pode ser feita pro empresas privadas, onde o país recebe em barris de petróleo e não moeda corrente.





A candidata Dilma é Pró-partilha, argumentando que já é confirmada a existencia de petróleo, não fazendo sentido entregar uma área onde o futuro dono do petróleo corre menor risco.









O candidato Serra não toma nenhum partido, porém argumenta que o modelo atual, esta funcionando muito bem obrigado, permitindo menor risco e maior receita para os cofres públicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário