quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aparência versus Competência, como mensurar?

De que maneira que as empresas de consultoria e os departamentos de recursos humanos, escolhem os profissionais que farão parte do quadro de funcionários de suas empresas?


Recentemente participei como selecionador em uma empresa que estava trabalhando e fiquei surpreso com os critérios de seleção apresentado por um dos responsáveis pelo processo seletivo.

Entrevistei alguns candidatos e entre muitos, dois casos me chocaram. Estávamos procurando um profissional de manutenção, com experiência em programação de maquinas. Após entrevistar um dos candidatos, percebi que o candidato tinha uma boa bagagem e vivencia na área e foi aprovado por mim, no principal quesito, programação.

Aprovei o candidato e o apresentei ao meu superior, mas meu superior me chamou de lado, após a entrevista e me disse, “ Esta pessoa tem quarenta e um ano, no meu ver, pessoas com esta idade não aprende mais nada “. Fiquei surpreso, pois eu estou com trinta e nove anos e na visão de meu superior, eu não teria mais valor, depois de mais dois anos de empresa. Há meu superior tem cinqüenta e quatro anos...

               Será que ele é capaz de absorver alguma coisa?

          Aparência ou competência? Qual critério ele usou?

Um segundo profissional que aprovei, quando apresentei o candidato ao meu superior, ele me disse: “ Este profissional, não posso recrutar para nossa empresa, ele tem quase cem kilos, esta sem mobilidade, não vamos aprovar este candidato “

Fico pensando, hoje estou com quarenta anos, será que nunca mais vou poder trabalhar?

Bom pessoal se prepare, pois não basta ser um profissional competente, tem que estar entre vinte e cinco e trinta e cinco anos, tem que ser bem sarado, caso contrario, você ficara desempregado pelo resto da sua vida.


Eu acredito que as empresas, estão procurando um bio-tipo, como o Jesus Luz, para fazer parte de seu quadro de funcionários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário