sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Inovando com sucesso...

Uma empresa pode ser tão grande quanto os sonhos de seu fundador, e o momento vivido pelo Paraná é propício para novas iniciativas. Essa foi a mensagem que transmitiram três dos mais bem-sucedidos empresários paranaenses em encontro em Curitiba, na semana passada. Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário; Wilson de Lara, membro do conselho administrativo da ALL; e Wolney Betiol, cofundador da Bematech, comentaram suas trajetórias profissionais durante o bate-bapo “De Empreendedor para Empreendedor”. O evento foi promovido pela Endeador, ONG de apoio ao empreendedorismo, para marcar o início das atividades da organização no Paraná.

Para Krigsner, o Paraná passa por um momento especial para o surgimento de novos negócios. “Infelizmente, durante algum tempo, nós fomos afugentando qualquer empresário que quisesse se instalar no estado. De repente as oportunidades voltam a acontecer, e o Paraná tem grandes chances, pela qualidade de sua mão de obra, pela qualidade de sua gente extremamente trabalhadora, e acredito que grandes empresas poderão surgir”, disse. De Lara complementou destacando o perfil empreendedor do estado: “Nós temos exemplos claros de resultados de grandes empresas nascidas no Paraná e acho que a gente tem muitas oportunidades pela frente”.

O início




Para Miguel Krigsner, uma das características mais recorrentes no início de um empreendimento é a ausência de planejamento no longo prazo. “Existe o bom senso a te guiar. É uma força que vai conduzindo. Nesse momento, é importante se cercar de pessoas competentes. Depois chega o momento em que você percebe que, para a empresa continuar crescendo, é preciso se organizar”, disse. “Você não sabe até onde vai chegar”, ponderou Wolney Betiol, da Bematech. “Obviamente você sonha ser grande, mas o crescimento acaba sendo uma consequência.”