quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Água versus Combustível...

Em uma de minhas viagens a trabalho, parei para abastecer meu veiculo, com Etanol e por estar fora do Estado de São Paulo e transitando por uma rodovia fora de área urbana, acabei pagando R$ 2,06 o litro de combustível Etanol. Entrei também na conveniência do mesmo posto de combustível e comprei 6oo ml de água, uma garrafinha plástica, desembolsando mais R$ 2,50, por unidade.

Existe uma enorme disparidade de preço versus valor entre os dois produtos apresentado


Os dois produtos são oriundos da natureza, porém as tecnologias empregadas para extração e refino são totalmente diferentes. Enquanto um produto se emprega milhões de dólares, outro alguns milhares de reais. Mas o certo é que 600 ml de agua potável esta valendo mais que um litro de combustível.


Mas a ideia não é questionar preço, mais o valor que o ser humano esta dispensando para o produto água potável, que esta cada vez mais escasso no planeta.


A Mesopotâmia, berço da civilização e da agricultura, entre os rios Tigre e Eufrates, esconde uma área em que, em duas décadas, 85% das suas terras antes úmidas, simplesmente viraram deserto. Em terras brasileiras, o problema frequentemente nem é a falta, mas às vezes o excesso de água, porém de água em condições não apropriadas para o consumo. Problema? Claro, estão se esgotando as nossas fontes de água doce limpa, o que já impede a sobrevivência da população e o desenvolvimento de certas regiões. Por quê isso? Descaso, muitas vezes, da população que polui de maneira descontrolada, e ausência de prioridades políticas quanto à questão de saneamento básico e tratamento de efluentes urbanos e industriais.


De acordo com a UNESCO, uma pessoa dever ter, no mínimo, para sua sobrevivência, 50 litros de água limpa por dia, porém sabemos que isto nem sempre acontece. Pior, enquanto uns nada têm, outros esbanjam, praticando o desperdício.

Durante o fórum da água, em Kyoto, houve um debate acirrado. De um lado estavam aqueles que defendiam a água como um direito universal e, de outro, estavam aqueles que a defendiam como uma commodity.



Existe uma guerra invisível acontecendo na esfera mundial, para a potencialização do produto água, que já esta sendo tratado como uma commodity pela autoridades mundiais.

 Existe um slogan que diz " Água, se cuidar não vai faltar "

É necessário refletirmos sobre esta situação...