sábado, 12 de fevereiro de 2011

Exame da Ordem ( OAB )...Sempre causa polêmica

Um dos argumentos dos contrários à obrigatoriedade do exame é o fato de que as universidades e faculdades são as responsáveis por formar os alunos. “Quem qualifica é faculdade. Quem avalia é o MEC [Ministério da Educação]. Quem fiscaliza as profissões são os conselhos. [A OAB] Está reservando o mercado para poucos. Além de reservar o mercado, elitiza a profissão de advocacia no país”, afirma Itacir Flores, do MNBD (Movimento Nacional dos Bacharéis de Direito).

O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, diz que o exame é um “filtro” –e a qualidade das faculdades de direito do país tornam a prova necessária. “É um filtro que, lamentavelmente, tem que se fazer, porque ensino jurídico superior é de péssima qualidade no país. Não somos nós que estamos dizendo, é o que os números mostram”, diz.

Reprovações:

Os índices de reprovação no Exame de Ordem são altos: na última prova, bateram os 65%, número que é superior à média historicamente registrada, que fica em torno de 60%.
Cavalcante diz que uma mudança na forma da “abordagem” da prova pode ter causado o aumento. “Não se mudou nada, mas se fez um crivo um pouco mais forte nessa prova”, afirma.

OBS.: Levando em conta que as Universidades estão somente preocupados com dinheiro do aluno, acredito que o índice de reprovações, deve aumentar. Se nos cursos de graduação, bacharel em Administração, fosse aplicado uma prova de competência, haveria poucos administradores, exercendo a profissão. Por que pior do que se formar em Direito por uma Universidade particular é ser formado em Administração.

Falo da minha própria experiência



Fonte.: UOL últimas notícias
Mais leia: AQUI