segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Informação, jóia de muito valor

Esta semana presenciei um fato interessante:



Estava em uma palestra, com muitas pessoas presentes, após um tempo de permanência no local, percebi que o ar-condicionado localizado no centro do salão estava com problema, em alarme, emitindo um sinal sonoro.
Uma das pessoas responsáveis pela palestra, observou o problema e tentou soluciona-lo, porem sem sucesso, então vi que ele desligou o disjuntor de alimentação eletrica geral do aparelho, e foi se envolver com outras tarefas.
Passado dez minutos, uma outra pessoa observou que o ar-condicionado estava desligado, e tentou liga-lo através do controle remoto, porém o mesmo não ligava. Então ele percebeu que havia alguma coisa errada com o circuito de alimentação, foi até o local e ligou.


 Voltou no ar-condicionado e tentou restarta-lo, porém sem sucesso, deixando-o como estava.
Depois de algum tempo, uma terceira pessoa que estava ali no local, também notou que o ar-condicionado estava com problema, pegou o controle remoto, e por varias vezes, tentou colocar o ar em funcionamento, mas também não conseguiu, desligando-o.

Moral da história, três pessoas observaram o problema, muito boa atitude dos observadores, porém nenhuma das pessoas trocaram informações sobre o problema, cada um agia de acordo com as informações isoladas que tinham, mas nenhum deles conseguiu colocar o ar-condicionado para funcionar.
Se as pessoas tivessem trocado informações entre elas, poderiam resolver o problema, pois todos sabiam um pouco, mas ninguém detinha toda a informação, para que fosse solucionado o problema. 

A informação é base de um trabalho realizado com eficiência e eficácia, quando todos detém informações incompletas, todo trabalho fica sem efeito.





Neste caso, percebi que todos trabalharam, mas não resolveram nada, deixando o problema oculto, no desligamento geral do aparelho.
Nas empresas, acontece frequentemente, este tipo de atitude anti profissional, tecnicos sem visão de um todo, limitados, não pedem informação para os colegas de turno, prejudicando, todo um sistema. 

Informação é importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário