quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

DATA MINING, voçê sabe o que é?

Nós estamos sendo vigiados...


Uma enorme quantidade de empresas, estão usando cada vez mais a tecnologia dos softwares para garimpar dados, sobre base de dados das empresas, traçando correlações em torno dos hábitos dos consumidores, atingindo mais de 200 variantes.
Toda vez que um internauta entra em um site para pesquisar um produto, de qualquer gênero, o sistema de garimpo entra em ação, buscando rastros deixados pelos usuários.
A engrenagem do Data Mining é formada por modelos matemáticos que faz uma construção de diversos cenários, antecipando minuciosamente o comportamento futuro do consumidor, funcionando como uma espécie de oráculo.

Empresas que usam este tipo de sistema:
  • Amazon, comércio online
  • Amil, operadora de seguro saúde
A empresa Amil, cruzou uma longa lista de informações, sobre exames, consultas e cirurgias de seus clientes, conseguindo identificar quais usuários eram hipertenso, obesos, diabéticos e até colesterol acima do recomendado. Treinou uma equipe para entrar em contato com seus clientes, com a intenção de lembrar os clientes a data da próxima consulta, com esta iniciativa, o numero de internações hospitalares reduziu 48%.

A CPFL, também aderiu a este tipo de garimpo, para reduzir o numero de ligações clandestinas, por meio do software a empresa  consegue detectar com maior precisão o numero de acertos de ligações suspeitas. Concluiu-se que de cada 100 localidades visitadas para inspeção, 13 delas realmente apresenta algum tipo de irregularidade, com isto a empresa economizou R$ 1,8 milhão ao ano.

Todo cuidado é pouco, pois os softwares não analisam somente CPF, saldos bancários, eles conseguem identificar gravações de voz, palavras contidas em documentos, email, variações de gíria e regionalismo.


Segundo  Ivan Pezzoli, diretor de marketing do SAS, " Os programas de mineração podem identificar até quem está prestes a formalizar uma queixa contra a operadora num órgão de controle como a Anatel "

Big Brother virtual...