quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Assistente Técnico ou Técnico de Soluções...

Assistente:  Que assiste a alguém, prestando-lhe cuidados. Que mora em algum lugar; residente. Que ajuda alguém nas suas funções; adjunto, assessor:  
Dicionário Michaelis

Solucionar: Dar solução a, resolver problema, antecipar aos problemas

O século é XXI, tudo esta mais moderno, hoje temos celulares, notebooks, Tv`s de Plasmas, robôs e uma gama de invenções que é quase impossível identificar maquinas e equipamentos produzidos  no mundo ( com recursos tecnológicos )


Alguns produtos fabricados em séculos passado evoluíram tecnologicamente, alguns tiveram uma nova roupagem, novos nomes, designer, tecnologias eletronicas mais avançadas, novas maneiras de se usar os equipamentos, produtos e equipamentos.

Quase tudo mudou....

  • O disco de vinil foi trocado pelo DVD
  • O disket, substituído pelo CD, HD com maior espaço de armazenamento, Pendrives, etc..
  • Lâmpadas eletronicas, já substitui a tão famosa lâmpada incandescente ( ainda em uso mas logo cairá em desuso
  • Tvs Preto e Branco, pelos Tvs coloridas e muito compactas
  • Internet, mudou o mundo, alterou rotinas, trouxe o conhecimento, em nossa mesa de trabalho

Tudo evolui, até as nomenclaturas evoluem:

  • O funcionário, empregado, agora é chamado de colaborador
  • O famoso DP da industrias, agora é chamado de RH ou até  DHO ( Desenvolvimento Humano e Organizacional )
  • Presidentes e Executivos, foram influenciados a mudar as siglas para CEO ( Chief Executive Officer )

  • Atualmente, tudo é voltado para o ato de gerir:
  1. Gestão de Processos Gerenciais
  2. Gestão da Produção
  3. Gestão Logística
  4. Gestão de Pessoas
  5. Gestão Mercadologica
  6. Gestão Ambientental
Mas voltemos ao tema, se tudo muda, podemos mudar ou evoluir o nome Assistente Técnico para Técnico de soluções, acredito que seria mais apropriado, no mundo em que vivemos.
Todos os técnicos tem obrigação de solucionar os problemas do cliente, veja o perfil do novo técnico do século XXI.

  • O técnico de soluções tem que se antecipar aos pensamentos do cliente, qual seu desejo e qual solução implementar.
  • O técnico de soluções deve ter uma visão macro da situação que irá se deparar.
  • O técnico de soluções deve conhecer muito bem o produto ou serviço que representa.
  • Deve dominar tecnicamente seu produto, conhecer de operação, programação e processos de produção.
  • O técnico de solução deverá conhecer de técnicas de abordagens, deverá ter muita desenvoltura, jogo de cintura e técnicas de persuasão.
  • O técnico de soluções deve conhecer de gestão de projetos, gestão financeira, gestão de pessoas, custos e formação de preços.
  • O técnico de soluções deverá dominar um novo idioma, preferencialmente Inglês, Mandarim e castelhano.
  • Deverá dominar técnicas de apresentações e reuniões
  • Deverá dominar técnicas de preenchimento de relatórios.
  • O técnico de soluções deverá ter um raciocínio lógico e ao mesmo tempo deverá ter empatia com o cliente.
  • Deverá estar sempre bem apresentável, pois todos os técnicos estão associados ao logotipo da empresa, se a pessoa física falha, a empresa jurídica é quem se torna responsável.