domingo, 1 de julho de 2012

A FLIP... consagra escritores internacionais


FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty

Uma festa nacional que santifica escritores internacionais. Existe uma mensagem bíblica em Mateus 13:57 que diz: “O profeta não tem honra em sua própria pátria.” Segundo o escritor americano Jonathan Franzen, em entrevista a revista época, “O Brasil vive uma explosão econômica e cultural atrativa e o crescimento econômico, corresponde um BOOM literário.

Mas nossas joias estão escondidas em baús de aço, a sete chaves, enquanto os escritores internacionais encabeçam a lista dos livros mais vendidos, deixando nas últimas colocações, escritores como: Augusto Cury, Lira Neto, Danuza Leão, Milton Hatoum, Bernardo Carvalho, dentre outros, que sem dúvida são considerados grandes nomes da literatura nacional. A revista época, na matéria O ápice da Flip, coloca em pedestal nacional, três escritores americanos, dois espanhóis, um sírio, um Francês e um escritor inglês, como os melhores nomes da literatura mundial, que participarão da FLIP em Paraty, RJ.


Nossos celeiros estão se enchendo de tradutores de obras internacionais, que batem continência para nossos concorrentes. E nosso reconhecimento e incentivo pela literatura nacional onde está? O próprio Jonathan Franzen, em entrevista à revista época, diz: “Se não fosse a revista Time ter elogiado seus livros, ele certamente não teria feito sucesso” E para nossa alegria, os críticos nacionais, viram as costas para os trabalhos em terras Tupiniquins e celebram criações estrangeiras. Eu acredito que a maioria dos críticos literários nacionais não leem nossos livros, eles tem metas para as matérias nas revistas periódicas e fazem suas críticas, fundamentadas em ideias vagas e infundadas de marqueteiros e vendedores de revistas. É uma pena!

Fonte: ESCRITOR, JOSMAR EUGENIO BISPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário