domingo, 15 de julho de 2012

Como ter um bom relacionamento com seu chefe


Pode ser um chefe machista, um que leva todo o crédito pelas suas realizações, aquele que acredita que você não tem vida fora do trabalho ou ainda outro que muda os prazos de entrega com mais frequência do que troca de roupa. Chefes ruins – e até mesmo incompetentes – estão aos montes no mercado de trabalho.

Manter uma relação boa com esses tipos de chefe é quase impossível, mas não se dar bem com eles também é um dos principais motivos para jogar tudo para o alto e desistir do seu XXXX emprego. Então como manter a sanidade no trabalho e desenvolver os seus projetos apesar da incompetência do seu chefe? Confira 5 dicas que podem ajudar você a passar por esse tipo de situação:

Como lidar com chefes incompetentes: 1. Conheça-o detalhadamente

Observe a rotina e os rituais do seu chefe para saber quais condutas o agradam mais. Tendo esse conhecimento você saberá, por consequência, quais são os seus pontos vulneráveis e conseguirá definir uma boa estratégia de comunicação, sem esbarrar nos seus pontos sensíveis.

Como lidar com chefes incompetentes: 2. Comunique os seus passos

Se você quer aparecer na empresa e conseguir mais chances de subir de cargo, precisa dar um jeito de desenvolver os seus projetos sem que seu chefe acredite que você está “passando por cima dele”. Para que isso aconteça, detalhe minimamente cada projeto no qual você está envolvido, assim como as ações que você pretende colocar em prática.

Como lidar com chefes incompetentes: 3. Trabalhe em parceria

Por mais difícil que seja trabalhar em parceria com o seu chefe, tenha em mente que estar contra ele também não trará benefícios. Use a máxima do “se não pode vencê-lo, junte-se a ele” como exemplo e procure encontrar projetos nos quais vocês possam trabalhar em parceria, conseguindo benefícios para ambos.

Como lidar com chefes incompetentes: 4. Atenção com os comentários

Quando você é subordinado a alguém incompetente o primeiro impulso é comentar sobre isso com outras pessoas que compartilham da sua opinião. Isso pode ser bastante tentador, mas evite ao máximo se juntar ao grupo que “fala pelas costas”. As notícias correm com uma velocidade incrível no ambiente de trabalho e podem chegar ao seu chefe antes mesmo do que você imagina. Guarde seus comentários ácidos para si mesmo.

Como lidar com chefes incompetentes: 5. Pense em longo prazo

O seu chefe pode ser um idiota, mas talvez o cargo que ocupa hoje possa ser seu amanhã. Ver as coisas em longo prazo motivará você a aguentar os desaforos de hoje em dia. Veja como a experiência pode ajudar você no futuro e procure técnicas para relevar o comportamento dele. Uma boa dica é pensar que, embora seu chefe seja poderoso dentro do escritório, fora dele você é quem tem o controle da sua vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário