sábado, 16 de junho de 2012

Franquias, beneficios e vantagens

Ser um empreendedor de sucesso não significa, necessariamente, que você deve criar e desenvolver produtos e serviços inovadores. Optar pela abertura de uma franquia também é uma ótima oportunidade para empreender. Para garantir o sucesso desse negócio, o empreendedor deve considerar alguns fatores ao abrir a franquia e estar preparado para enfrentar as fases de adaptação do investimento.

Em franca expansão no Brasil, o franchising é uma alternativa para quem deseja ser dono do próprio negócio e atuar com a inovação, porém de maneira mais segura e com a garantia de um produto que já é conhecido no mercado. A vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Cristina Franco, explica que as franquias permitem que “o empreendedor opere em um negócio que já tem a força de uma marca estabelecida e que já testou sua fórmula de sucesso”.

Além da boa reputação garantida pela marca franqueada, o empresário conta também com o apoio para empreender com mais segurança, vinda de um franqueador que já traz consigo um plano de negócios estabelecido. Na maioria das vezes, os novos empreendedores não têm disponibilidade e experiência suficientes para avaliar todos os fatores que cercam a marca, como localização, características do mercado e o apelo do conceito oferecido pela franquia.

Para ser bem sucedido nesse processo, alguns fatores importantes devem ser considerados. Cristina diz que o empreendedor deve avaliar sua “capacidade de investimento para comprar uma franquia adequada ao seu capital”. Além do financeiro, é necessário avaliar o tipo de perfil exigido por cada marca. Cristina aconselha ao empreendedor “a escolher um negócio que ele goste de executar”. Procure por marcas das quais já é cliente e que confia como consumidor. Isso garante maior familiaridade com os valores e motivação para que a parceria seja bem realizada.

Ao optar pela franquia também é importante considerar suas aptidões profissionais. Dependendo da área de atuação da marca, é necessário que o franqueado tenha conhecimentos técnicos especializados. Mas, independente desses fatores, boa capacidade de comunicação e administração são essenciais.

Os benefícios e vantagens oferecidos pelo franchising são diversos. Cada tipo de franquia oferece oportunidades diferentes e deve ser avaliado com cautela pelo empreendedor para que o investimento seja bem sucedido e equilibrado. A análise pessoal e da marca são os dois pilares desse sucesso e farão toda diferença para que a parceria seja sustentada de maneira equilibrada e crescente.
fonte:http://www.santanderempreendedor.com.br/noticias/destaque/2375-as-vantagens-e-beneficios-na-escolha-por-abertura-de-uma-franquia&Itemid=64

Nenhum comentário:

Postar um comentário