terça-feira, 19 de junho de 2012

Biocombustível em aeronaves...

No rastro da realização da cúpula do meio ambiente (Rio+20), no Rio de Janeiro, as companhias aéreas Azul e Gol realizam, nesta terça-feira (19), voos experimentais com dois tipos diferentes de biocombustíveis.

Ambos os voos, reservados para convidados, têm como destino o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O voo da Gol sairá do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, e o da Azul partirá do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior do Estado.

O combustível renovável usado pela Azul é feito à base de cana-de-açúcar e foi criado pela empresa Amyris. O projeto "Azul+Verde" foi desenvolvido, ainda, em parceria com a fabricante de motores de aviação GE e a Embraer.

Segundo a Azul, o bioquerosene para jatos desenvolvido pela Amyris oferece desempenho equivalente ao dos combustíveis convencionais.

O diretor de relações institucionais da Azul, Adalberto Febeliano, diz que, por ter propriedades semelhantes às do querosene de aviação, o biocombustível não exigiu nenhuma adaptação especial no motor da aeronave. Como o biocombustível ainda é recente e a produção não é feita em grande escala, a aeronave é a abastecida com 50% de biocombustível e 50% de combustível tradicional.

“Ainda que não exista um ganho em termos de redução de custos, há um enorme ganho em relação ao meio ambiente", afirma Gianfranco Beting, diretor de comunicação da Azul. Segundo a Azul, o uso do biocombustível reduz em até 82% a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.



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