sábado, 10 de setembro de 2011

Criatividade em alta...

Se você realmente quer despertar a criatividade em sua mente, saia um pouco da sua mesa de trabalho. Segundo Ken Robinson, especialista em criatividade, inovação e pessoas, a criatividade é melhor desenvolvida em outros ambientes, como por exemplo, em balés, galerias de arte, exposições, eventos esportivos ou, até mesmo, mudando o trajeto de casa até o trabalho. Isso porque não há outra forma de estimular o pensamento criativo sem novas experiências.



 
Mozart Lacerda Filho, psicólogo e músico especialista em recursos humanos, acredita que a alta velocidade das transformações das empresas cria grande dificuldade de estabelecer padrões de comportamento.

Como as normas previamente estabelecidas estão cada vez mais fragilizadas devido à dinâmica do trabalho atual, há poucas garantias sobre qual será o conhecimento demandado no futuro.

Daí decorre a única solução visível: tornar os executivos hábeis e atentos para tomar decisões por si só e de maneira cada vez mais rápida. Quem ganha com isso? O pensamento criativo.

Experiências em rede


Uma vez que a criatividade está ligada ao repertório cultural e corporativo, quanto mais experiências estiverem conectadas no momento de desenvolver uma solução baseada no pensamento criativo melhor.

Ganha força, portanto, o trabalho em equipe e as relações entre os mais diferentes departamentos. Foi o que disse Robinson: “em suma, para incentivar uma cultura de inovação, deve-se reconhecer que o pensamento criativo não vem do esforço individual, e sim da colaboração, do trabalho em equipe, de combinar as idéias das pessoas”.

Fonte.: http://www.hsm.com.br/blog/2011/09/criatividade-produtiva/

Nenhum comentário:

Postar um comentário