domingo, 17 de julho de 2011

Quem ganha com estas mobilizações ?

Ultimamente temos visto grande numero de pessoas se reunindo em lugares publicos, cada grupo com seus ideiais, buscando conquistar seu espaço dentro da sociedade, com temas de apelo econômico, político e ideológico. Mas qual será o principal objetivos destas marchas e paradas? Quais conquistas ainda querem alcançar?  Que tipo de força querem medir? Estes eventos mobilizam milhares de pessoas, alguns grupos contabilizam 5 milhões outros 4 milhões, mas será que esta quantidade de pessoas é real? Para conferir esta ultima pergunta vamos conferir os bastidores e comentarios, publicado pelo Datafolha.



Levando em conta o método usado pelo Datafolha, surge a pergunta: "Mas e a movimentação das pessoas que entram e saem?". Segundo os especialistas, o argumento de que o público é maior por se renovar ao longo de eventos de longa duração não se sustenta. De acordo com Rizzo, pesquisas de fluxo de pessoas por hora feitas no Rio mostram que o incremento máximo causado pela renovação de público seria de apenas 20%.
Ainda sobre deslocamento, nas contas do engenheiro Horácio Augusto Figueira, especialista em trânsito, seriam necessárias cerca de 26 horas para que 4 milhões passassem pela av. Paulista numa velocidade de caminhada lenta, a 1,8 km/h. No ritmo animado da Parada Gay, onde as pessoas fazem pausas para dançar junto com os trios elétricos, em sete horas passariam cerca de 1 milhão de pessoas --estimativa sem base científica, cujo resultado coincide com os números do Datafolha e da PM.

Fonte: Datafolha



Um comentário:

  1. Otima matéria, parabéns
    Dentro da linha de raciocinio, nós temos muito a ganhar com as mobilizações, pois mostra que estamos vivos e nós podemos sim, mudar a vóz da sociedade mesmo porque somos parte dela..

    ResponderExcluir