segunda-feira, 11 de julho de 2011

Nasceu Pobre...

Apartir de sábado 09/07/2011, o mundo passa a ter 193 nações.


Mapa Sudão do Sul
Porque neste dia é oficialmente declarado o nascimento do país Sudão do Sul, que já nasceu com 90% de seus habitantes, vivendo abaixo da linha da pobreza. Como no país não tem industria, a bandeira da nação é confeccionada na china e depois enviada para a capital do país, Juba.

População levando uma bandeira do país Sudão do Sul


Apesar de ser rico em petróleo, o Sudão do Sul nasce como um dos países mais pobres do mundo, com altas taxas de mortalidade materna, a maioria das crianças fora da escola e um índice alto de analfabetismo que entre as mulheres chega a 84%.
Nesta região, onde 92% das mulheres não sabem ler nem escrever, também não há eletricidade. O fornecimento de água é administrado por empresas privadas, por meio de caminhões tanque, que percorrem a cidade enchendo reservatórios particulares. Sem dúvida, mais da metade da população não tem acesso a água potável. A mobilidade é outra das carências do sul do Sudão. Fora de Juba — que conta com meia dúzia de ruas pavimentadas — não há mais que estradas de terra, o que dificulta o trabalho das ONGs que atendem os povoados. A aproximação do referendo e o sonho de um país próprio criaram um novo problema. Nos últimos meses começaram a retornar muitos dos refugiados que deixaram o país durante a guerra — muitos outros seguirão chegando depois da independência em 9 de julho de 2011. O aumento da população pode acabar sobrepujando a já frágil situação da região, que terá que se construir a partir do zero. A única fonte de receita é o petróleo, e por isso temia-se que o Norte não respeitasse o resultado, majoritariamente a favor da independência. O Norte acatou o resultado do referendo.

Fonte.: Revista Epoca -686/Wikipédia








Nenhum comentário:

Postar um comentário