quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Negro e a Sociedade

SER NEGRO NO BRASIL É SER BRASILEIRO?


Ser negro no Brasil é, pois, com freqüência, ser objeto de um olhar enviesado. A chamada boa sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá em baixo, para os negros e assim tranquilamente se comporta. Logo, tanto é incômodo haver permanecido na base da pirâmide social quanto haver "subido na vida".

Milton Santos, geógrafo, professor Emérito da Faculdade
de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Fonte: Folha de São Paulo – Mais – Brasil 501 d.c – 07/05/2000.



Também sou negro e diante de tantos abusos e indiferença, não posso me conformar com as circunstancias. Porém, ao contrario de esperarmos uma solução do Estado ou da sociedade, devemos nos antecipar aos acontecimentos. Devemos pensar em contribuir para que as pessoas nos vejam com olhos diferentes, pois é mais fácil culpar o Estado, o sistema político, social, cultural do que lutarmos contra nossa escravidão mórbida. Não podemos ser só platéia, temos que atuar, não devemos ficar estáticos, inertes, se escondendo atrás dos pilares da hipocrisia. Quando Martin Luther King, em sua celebre frase disse “ Eu tenho um sonho...”, ele decidira que por ele e através dele algo poderia ser mudado.



Quando Rosa Parks, negra norte americana, se negou a deixar um assento, em um ônibus, para dar lugar a uma pessoa branca, em Dezembro de 1955, Montgomery, Alabama, nos Estados Unidos, ela estava dizendo que ela também fazia parte da cultura daquele país, ela estava dizendo também sou uma pessoa, e mereço respeito e tenho capacidade para lutar por meus ideais e de todos os negros dos Estados Unidos. Quando unirmos nossas mãos, nosso pensamento, nossos ideais, então estaremos aptos a comandar esta nação. Não somos e não devemos nos considerar como coitados não devemos dizer o Estado não nos favorece, hoje somos livres e vamos usar esta liberdade, para vencermos.



Nós não somos impedidos de estudar, de aprender, de nos especializarmos, esta tudo ao nosso alcance, devemos abraçar as oportunidades, porque nós podemos fazer a diferença, nós podemos alterar o rumo daquilo que traçaram para nós negros, nós somos e sempre seremos capazes de tudo. A sociedade esta segurando nossas mãos, devemos nos libertar desta prisão, pois só assim escreveremos nossa própria historia. Existe pessoas que fazem as coisas acontecerem, existe aquelas pessoas que acham que fazem as coisas acontecerem, existe aquelas que observam as coisas acontecerem, tem pessoas que se surpreendem quando as coisas acontecem e ainda existem pessoas que não sabem o que esta acontecendo. Se você é uma pessoa que faz as coisas acontecerem então mude de atitude e lute por você e todos os que estão ao se redor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário