segunda-feira, 29 de abril de 2013

Brasileiro esta lendo mais livros

Chegamos à incrível marca de 1,9 livro por ano! É o que demonstra uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Livrarias - ANL. Certo, não se trata de algo memorável, mas pode indicar um aumento no interesse dos brasileiros pelos livros - por isso, perdoe-me pela ironia inicial.

Outro aumento a se comemorar - especialmente a ANL - é o do número de livrarias. Houve um crescimento de 11% em relação a 2006. E, bem, se há um maior mercado de livros, há mais leitores, certo? É o de se imaginar, ao menos.


Apesar de uma conclusão positiva, de que estamos lendo mais, como afirma a reportagem do Bom Dia Brasil, é fácil perceber se tratar de um aumento insuficiente. Estamos bem abaixo de Chile, Argentina e Colômbia, por exemplo, com 3, 5 e 2,5, respectivamente, segundo Vitor Tavares, presidente da ANL.

Extrapolando a pesquisa, poderíamos pensar em algum fatores que prejudicam o crescimento da leitura no Brasil. Entre eles, claro, o analfabetismo. Ou, ainda, a pouco número de bibliotecas e espaços públicos destinados à leitura. E, então, o que falar do preço dos livros? Sim, as livrarias crescem em número e espaço físico, mas seu objeto de venda continua caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário